Brasil

Bem vindo ao Brasil!  Desfruta de um Ano Académico num país tropical!  Sinta a energia deste exuberante país atravessado pelo rio Amazonas!  Se desejas um ano académico em um país especial, conhecer a língua portuguesa e a cultura brasileira, este é teu destino!  O Brasil tem uma superfície de 8.5km2 e 220 milhões de habitantes.  É o 5º maior país em área do mundo e sua diversidade geográfica e cultural assim confirmam.  A populção brasileira foi inicialmente composta por 3 grupos étnicos: brancos europeus, negros africanos e indígenas sul-americanos.  Esta mistura de raças caracteriza o país, tanto em termos demográficos como culturais.  Os brasileiros são em geral, pessoas muito abertas e carinhosas.

A cultura brasileira

O Brasil tem a maior população de origem africana fora de África, fazendo com que sua cultura tenha grande influência destes povos, especialmente na região Nordeste. A cultura de hoje afro-brasileira também vê-se influenciada pelas culturas portuguesa e indígena, como se pode reparar na música, religião e cozinha.

No princípio do sec.XIX, os rituais e os costumes africanos foram proibidos, uma vez que não encaixavam no universo cultural europeu.  Entretanto, durante o sec.XX, foram-se aceitando como arte genuinamente nacional.

O Samba é a principal influência da cultura africana.   Foi uma das primeiras expressões da cultura afro-brasileira e ocupa um lugar de destaque na música popular.  Entretanto, os tambores africanos também trouxeram algo mais que cantos e músicas com eles, além do samba, a influência africana na música brasileira vai desde o Maracatu à Conga, Cavalhada e outos sons e ritmos que viajam e conquistam o Brasil de norte a sul. 

Capoeira é uma arte marcial desenvolvida com fins defensivos, ensinada pelos cativos africanos aos escravos que eram capturados.  Com a finalidade de não levantar suspeitas, os movimentos de luta foram adaptados a parecerem-se a uma dança com os sons dos cantos africanos. 

A Capoeira foi proibida no Brasil durante décadas.  A prática ainda era ilegal até a década de 1930, quando uma variante (mas como desporto que uma manifestação cultural) foi apresentada ao então presidente Getúlio Vargas.

A Religião

Durante o período da escravatura, os africanos eram batizados a sua chegada e obrigados a professar a religião católica.  Entretanto, a maioria dos casos de conversão na realidade não se produzia e as religiões animístas africanas continuaram praticando-se em segredo.
As religiões afro-brasileiras constituem um fenômeno relativamente recente na história religiosa do Brasil.  Candomblé, a mais tradicional e africana entre estas religiões, começou no nordeste.  Iniciou no estado da Bahia e é o sinónimo das religiões afro-brasileiras em geral.

A cozinha

A presença africana é excepcional e fundamental na gastronomia brasileira com pratos como o vatapá , acarajé, caruru, mungunzá, sarapatel, baba de moça, cocada, doce de coco e muitos outros.  Outro prato muito popular é a feijoada, que se origina à partir das senzalas (salsicha, carnes secas e porco misturam-se com feijão negro, e são cozidos em uma enorme panela.

Sistema Educativo no Brasil

O ensino é em portugués. O ensino secundário tem uma diração mínima de três anos.  A inclusão de uma língua estrangeira, como Inglês ou Espanhol é obrigatória nesta etapa educativa.  Desde 2008, Filosofia e Sociologia também são obrigatórias em todos os anos da educação Primária e Secundária.  As ciências e a tecnologia também são parte do sistema educacional das escolas.  Atualmente há 314 unidades em todo Brasil entre elas o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Ferais de Eucação Tecnológica, escolas técnicas vinculadas a universidades federais e universidades tecnológicas industriais (estão previstas outras 81 unidades para a entrega ao Ministério da Educação). 

Preços e datas limites

O preço inclui
  • Processo de seleção e entrevista pessoal
  • Seminário de preparação dos dias em Portugal (obrigatório)
  • Tramitação de documentação e assessoramento para o Registo de Estrangeiros no Brasil.
  • Tramitação de documentação e assessoramento para o seguro nédico/de multiassistência.c
  • Tramitação de documentação e assessoramento para o seguro de cancelamento.
  • Alojamento em uma família selecionada.
  • Lugar e aulas em uma escola pública.
  • Orientação posterior à chegada proposta pelo Conselheiro da Comunidade na comunidade de acolhimento do aluno para que ele/a seja introduzido na cultura brasileira.  Durante esta orientação, se explicarão os detalhes sobre a matrícula escolar, a vida em uma família anfitriã, a vida escolar, etc.
  • Curso intensivo de Portugués de 10 horas.
  • Seguro médico e de responsabilidade civil.
  • Atenção permanente em Portugal antes e durante a estadia e no país anfitrião durante a estadia.
  • Tramitação da validação dos estudos estrangeiros em Portugal, incluindo traduções juradas  (ao reciber todos os documentos necessários por parte do estudante).
  • Certificado de participação da into.
    Seminário posterior ao programa para os estudantes de regreso a Portugal (Junho/Julho).
  • T´shirt into
O preço não inclui
  • Dinheiro de bolso para gastos pessoais(saídas, cinema, restaurante, objetos de higiêne pessonal,etc.).
  • Vôos desde Portugal ida e volta.
  • Viagens que se ofeçam no Brasil  como opcionais (excurssões e viagens em período de férias), 
  • Gastos vários: Uniforme escolar (se for o caso), livros, material escolar, custos de transporte público, comidas e bebidas na escola.
  • Aulas ou cursos especias/adicionais (cursos não obrigatórios e os que não superam o standar oferecido/oferta de um ano escolar, aulas particulares de apio no idioma ou nas aulas).
  • Deslocacção  aos atos preparatórios (Seminário de Preparação em Lisboa),eventos depois da volta do programa  (Reunião / Final de semana de regresso).
Datas limites
  • 31-03-2019 Fecha límite de inscripción
Este site utiliza cookies próprios e de terceros para melhorar nossos serviços e enviar-te publicidade relacionada com suas preferências mediante a análise dos teus hábitos de navegação. Se continuas navegando, consideramos que aceita seu uso. Pode alterar a configuração e obter mais aqui.